Originalmente publicado na Metropolis Magazine como "Dois Artistas Utilizam a Arquitetura para Estudar Cinema", Colin Warren-Hicks cria "Interiores", uma coluna mensal que analisa espaços importantes no Cinema e TV através de projetos arquitetônicos reconstruídos - e cujos criadores também contribuem para o Archdaily com periodicidade mensal.
Pode um bom diretor de cinema ser um bom arquiteto? Essa é a premissa por trás de Interiores, que investiga criticamente a relação entre cinema e arquitetura. Cada edição mostra, em notação arquitetônica, um conjunto memorável ou cena de um filme ou série de televisão.Os diagramas são acompanhados por um longo ensaio que complementa a análise espacial.
Leia mais sobre "Interiores" - e veja uma coleção de plantas produzidas para a revista - abaixo.
Filmes como O Iluminado, de Kubrick, Annie Hall, de Woody Allen, e a animação Up, da Disney, têm sido destaque desde que os co-fundadores, Mehruss Jon Ahi e Armen Karaoghlanian lançaram a série. "Nós pensamos que poderíamos iniciar uma nova conversa." Ahi diz. "E Interiores se tornou um espaço para esse tipo de conversa", acrescenta Karaoghlanian.
Mas como eles escolhem os filme para analisar? Em primeiro lugar, a cena em questão deve ser espacialmente convincente, a cena deve provar ser fundamental para a estrutura da narrativa cinematográfica e temática. Ahi e Karaoghlanian então consideram se a cena já foi discutida em outros lugares e em que profundidade foi estudada.
Mais fácil dizer do que fazer. Ahi e Karaughlanian passaram semanas analisando o primeiro tópico da "Interiores", O Quarto do Pânico de David Fincher, para determinar se recriar a planta baixa de uma cena do filme era mesmo possível. Vinte e cinco questões depois, o processo analítico, embora ainda tedioso, tornou-se um pouco mais simplificado. Um filme é assistido cena-a-cena com notas tomadas em narrativa e pistas espaciais. Cenas individuais são muitas vezes dissecadas quadro-a-quadro, cada centímetro quadrado. Uma vez que cada detalhe é estudado, desde a posição exata de uma porta ou a altura exata de um ator, o processo de diagramação e escrita formal pode começar. Ahi diz, sobre o produto final, "[enquanto] é impossível todos os nossos diagramas serem 100% exatos, nós nos esforçamos para obtê-los o mais próximo possível."
O critério é extenso e a análise, metódica. "Os dois diretores que eu sinto ter uma alta compreensão da arquitetura e do espaço são Stanley Kubrick e David Fincher", diz Ahi. "O que nós descobrimos é que quando um diretor é capaz de olhar além da fachada de arquitetura e realmente incorporar o espaço interior e exterior, dentro dos temas da narrativa, em seguida, cria-se uma peça muito mais forte."
As pesquisas podem ser vistos (gratuitamente) no site Interiors e os cartazes podem ser comprados diretamente através da loja da revista.